10 alimentos funcionais

Descubra como deixar o arroz soltinho, o caldo do feijão grosso, o bife mais macio e suculento e surpreenda sua família.

Uma variedade de frutas, verduras e legumes faz parte da rotina na hora das refeições. No entanto, alguns alimentos merecem atenção especial. Os chamados “alimentos funcionais” contêm substâncias específicas para produzir ações benéficas ao organismo, quando aliadas a uma dieta equilibrada.

Comer alimentos que ajudem o corpo a ficar em equilíbrio é importante para evitar problemas que interfiram na saúde.Dessa forma, você poupa a sua saúde e também o seu bolso de gastos com medicamentos e tratamentos.

Para ajudar você, a nutricionista Dra. Letícia Manduca indica quais são esses alimentos os seus benefícios. Confira:
1 - Iogurte Possui probióticos, que são substâncias que atuam no intestino melhorando o seu funcionamento e na ativação das células do sistema de defesa do corpo. “Deve ser consumido imediatamente após aberto”, recomenda Letícia.

2 - Laranja Possui vitamina C, que age como antioxidante, combatendo os radicais livres do organismo e assim, prevenindo o envelhecimento precoce. Também ajuda contra a gripe e pode ser consumida sobre a forma de fruta, em bagaços ou no simples e bom suco natural (sem adição de açúcar).

3 - Óleo de Coco Contém vitamina “E” e tocoferóis que podem auxiliar no emagrecimento. Quem pratica atividade física moderada pode consumir livremente. Já quem não tem o hábito de se exercitar pode acrescentar nas refeições, como saladas, 1 colher de sopa.

4 - Azeite de Oliva Possui gordura monoinsaturada que auxilia na redução dos níveis de colesterol. Combina com saladas e vai bem como ingrediente no preparo de temperos.

5 - Linhaça dourada Rica em ácidos graxos, ômega 3 e ômega 6, que ajudam na redução do colesterol. Acompanhada com frutas ou acrescentada numa porção de 1 colher de sopa em sucos e vitaminas é uma boa sugestão de café da manhã.

6 - Farelo de Aveia Contém fibras e cálcio que auxiliam no funcionamento intestinal e na prevenção de doenças cardiovasculares, obesidade e osteoporose. Pode ser consumido misturado no iogurte.

7 - Banana Contém uma substância chamada triptonafo que estimula a liberação de serotonina, responsável por aumentar o bom humor e produzir uma sensação de bem-estar. Muito versátil, a banana pode ser usada para fazer doces, bolos, tortas, salada de frutas, consumida naturalmente ou até como ingrediente em receitas salgadas.

8 - Soja Os grãos de soja possuem isoflavonas, que atuam na parte hormonal favorecendo, por exemplo, a melhora dos sintomas da menopausa. Pode ser consumida sobre a forma de extrato ou cozida.

9 - Chá Verde Possui catecolaminas, uma substância que auxilia no processo de emagrecimento e aceleramento do metabolismo. Duas xícaras de chá ao dia, no café da manhã ou lanche da tarde, podem ajudar no regime. Não é indicado seu consumo no período da noite, pois pode levar a alterações no sono.

10 - Grão de Chia Rico em ácido graxo, ômega 3, cálcio, potássio e magnésio. Beneficia o organismo no combate aos processos inflamatórios e, devido às suas fibras, gera a sensação de saciedade. Da mesma forma que a linhaça dourada e o farelo de aveia, pode ser misturado com sucos, vitaminas e iogurte.

Quanto custa? Os alimentos funcionais podem ser encontrados em feiras e supermercados e seus preços tendem a variar de acordo com o produtor e fornecedor. Iogurte, laranja e banana, geralmente, estão na lista de compras ou no carrinho. Aproveite a familiaridade com esses alimentos para variar entre as opções, optando pelo mais barato.

Segundo a nutricionista, a média de preço por quilo de aveia fica até R$5,00. A linhaça, R$6,00 e o chá verde de R$5,00 a R$15,00 dependendo do produto. Já o óleo de coco sai por cerca de R$35,00 em cápsulas com 70 unidades ou R$18,00 com 250 ml.

Para conservar Para seus alimentos durarem sem perder as propriedades nutricionais é importante que sejam conservados de maneira correta. “Os alimentos perecíveis (que estragam com mais facilidade) ou que já foram cozinhados e serão novamente colocados na geladeira, devem ser guardados em um recipiente plástico fechado e mantidos sob refrigeração para evitar o desenvolvimento de bactérias”, diz Letícia.

Os grãos, como soja e linhaça, podem ser armazenados separados à temperatura ambiente em recipientes fechados e de forma limpa.



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