9 ideias para começar o dia cheio de energia

Do despertar ao caminho para o trabalho, existem formas simples de levantar o astral e ter muito mais disposição pelas próximas horas.

Mesmo que a noite tenha sido tranquila e bem dormida, uma dose extra de disposição é sempre bem-vinda para encarar o dia que começa. O melhor momento para colocar mais energia na vida é pela manhã, antes de dar início às tarefas cotidianas.

“É um período de menos de uma hora que vale muito para o bem-estar. A mente ainda não se contaminou com os estímulos visuais da cidade, o que torna mais fácil estimular o corpo”, explica a terapeuta corporal Alexandra Borges.

O fisioterapeuta especializado em pilates Daniel D’Attilio lista alguns benefícios conquistados pelos hábitos energizantes matutinos: “O cérebro fica mais desperto e a concentração, mais aguçada. A postura melhora”. Ele conta, ainda, que “todos os alunos da manhã dizem que seus dias são mais produtivos quando iniciados sem pressa e com atenção ao corpo”.

Alexandra e D’Attilio dão nove ideias simples, que não exigem preparo especial ou produção diferente do normal, para começar o dia cheio de energia. Confira.



1. Antes de levantar da cama pela manhã, respire profundamente por alguns minutos. Enquanto isso, pense em cada parte do corpo e na importância que todas têm para o bom funcionamento do conjunto.

2. Espreguice por pelo menos três minutos, ainda deitado na cama. Mexa a cabeça, o pescoço, os quadris, os braços, as pernas e todos os dedos.

3. Durante o banho, faça movimentos lentos e circulares ao passar a esponja ou a bucha ensaboada pelo corpo.

4. Quando acabar o banho, alongue-se ainda dentro do banheiro. É um alongamento simples, de esticar os braços para cima e as pernas para a frente, curvar as costas para a frente e para trás, fazer movimentos circulares com os ombros.

5. Prepare seu café da manhã com calma e coma prestando atenção à mastigação, que deve ser lenta – isso é bom para a saúde mental e ótimo para a digestão.

6. Escove os dentes com calma, fazendo com a escova os movimentos adequados para a limpeza de cada parte da arcada

7. Faça uma caminhada de pelo menos cinco minutos perto de casa. Vale dar voltas no quarteirão ou adiantar parte do trajeto ao trabalho, a ideia não é se exercitar pesadamente.

8. No caminho para o trabalho, ouça músicas que levantem o seu astral. Tanto faz se é rock, pop, pagode, sertanejo, clássico, samba; o importante é deixá-lo feliz.

9. Varie o caminho para o trabalho – as novidades que podem ser vistas deixam os sentidos mais aguçados. Se usar transporte público, caminhe por ruas diferentes até chegar ao ponto ou à estação. Se for de carro, procure rotas alternativas.

Clique aqui para ver todas as dicas
Doce Preço. Av. Nordestina, 977 - São Miguel Paulista - SP
Telefone: (11) 2956-1761 - Email: sac@docepreco.com.br
Website desenvolvido por: Andréa Mari