Benefícios de uma alimentação saudável

Veja alguns dos benefícios que uma alimentação saudável, baseada em práticas alimentares adequadas pode trazer para sua vida.

Nosso organismo necessita dos benefícios de algumas vitaminas para seu bom funcionamento, essas vitaminas são adquiridas através dos alimentos, por isso existe a importância de uma alimentação adequada. Uma boa alimentação deve conter variedades de vitaminas e nutrientes que satisfaçam as necessidades do nosso organismo. Os benefícios são diversos tanto para saúde física quanto mental.

Uma pessoa que se alimenta adequadamente possui mais disposição para realizar atividades diárias e melhor autoestima.

Benefícios de uma alimentação saudável para a saúde
Através dos benefícios de uma alimentação saudável é possível evitar uma série de doenças como a obesidade, o câncer, catarata, artrite, osteoporose e a anemia.

Alguns alimentos são muito bons para o sistema imunológico como o brócolis e o espinafre. Outros ajudam a conter o envelhecimento das células como a cebola e a cenoura. O colesterol e a taxa de glicemia também podem ser controladas através da ingestão de aveia, já os alimentos derivados do leite possuem alta taxa de cálcio que ajuda a fortalecer os ossos, evitando doenças como a osteoporose.

Uma boa alimentação deve possuir a presença de alimentos de diferentes grupos alimentares como grãos, fibras, proteínas e vitaminas. Essa variedade de alimentos é essencial para nosso corpo, os benefícios de consumir diariamente frutas, legumes e verduras proporciona uma vida mais saudável e livre de doenças.

É fato comprovado cientificamente que uma alimentação adequada retarda o envelhecimento, sendo através dos seus benefícios que o ser humano consegue se manter jovem e saudável por mais tempo.

Benefícios de uma alimentação saudável na atividade física Aliar uma alimentação saudável a prática regular de exercícios físicos é trazer para a vida uma série de benefícios físicos e psicológicos, alguns alimentos podem ainda ser grandes aliados dos exercícios proporcionando mais energia e um melhor aproveitamento dos mesmos.

Os carboidratos são altas fontes de energia, porém se existe a intenção de perder peso os carboidratos não são as melhores opções. Antes de praticar as atividades físicas procure consumir alimentos como couve, espinafre, cenoura, rabanete, tomate, morango, abóbora, repolho, laranja, que além de trazerem vários benefícios para a saúde ainda são alimentos que possuem vitaminas energéticas.

Os exercícios físicos em geral melhoram o humor, pois durante a prática de atividades físicas o cérebro libera a endorfina, que é o hormônio da alegria e bem estar, o que proporciona uma arma poderosa contra depressão e ansiedade. A nutrição transmite ao corpo tudo que ele precisa para um bom desempenho em atividades físicas, em troca os exercícios físicos permitem que o organismo absorva de maneira mais eficaz todos os benefícios dos nutrientes ingeridos.
Fonte: Flávia Morais – Nutricionista da rede Mundo Verde

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