Como comprar e conservar os alimentos de maneira adequada

Para que se tenha um prato bonito, colorido e nutricionalmente equilibrado é fundamental saber a procedência dos alimentos, bem como a forma que foram cultivados, armazenados, congelados ou preparados.

Quando você for comprar um alimento é importante estar atento a todas as suas características, para que você tenha certeza de que após o preparo você estará consumindo um alimento saudável, nutritivo e seguro.

As fontes de contaminação dos alimentos podem ser variadas, como água, solo, condições de higiene precária, local de armazenamento, como dos manipuladores de alimentos. Os perigos de se ingerir um alimento contaminado são as doenças que eles podem trazer, as chamadas intoxicações alimentares.

Essas doenças ocorrem na maioria das vezes por más condições de higiene, como não lavar corretamente os alimentos, não cozinhar adequadamente os alimentos, mantê-los armazenados em locais inapropriados etc. Por isso, é essencial ter cuidados na compra, armazenamento e conservação dos alimentos.

Para diminuir as chances de contaminação dos alimentos, procure ficar atenta a alguns pontos, como por exemplo: antes de consumir as hortaliças, lave-as em água corrente e deixe de molho por aproximadamente 20 minutos em 1 litro de água filtrada misturada com 1 colher (sopa) de hipocloreto de sódio, em seguida enxágüe em água filtrada.

Na hora da compra

Na hora de armazenar

Na geladeira, organize os alimentos da seguinte forma:



Fonte: http://maisequilibrio.terra.com.br/

Clique aqui para ver todas as dicas
Doce Preço. Av. Nordestina, 977 - São Miguel Paulista - SP
Telefone: (11) 2956-1761 - Email: sac@docepreco.com.br
Website desenvolvido por: Andréa Mari